12 de jul. de 2012

O que é skoob? Para que serve? Como usar o plus? É possível trocar livros?



Pessoal, quanto entrei nessa rede também estava totalmente perdido, igualmente com o Facebook que eu não entendia nada e achava inútil (admito que eu preferia o Orkut - nada contra os defensores do Orkut) então com o  tempo fui aprendendo como tudo na vida, fuçando e acabei criando gosto o bastante para ficar viciado \o/ .

Lembro que quando eu estava aprendendo a usar tive certas dificuldades e aqui estarei tentando explicar para os que já conhecem como usar e para os que ainda não conhecem entrar.

Skoob é basicamente uma rede social criada em 2009 para pessoas que amam ler, independente de livros e que gostariam de compartilhar isso com outras pessoas. Lá você pode marcar todos os livros que já leu e todos os que deseja ler, podendo assim ter um ótimo controle. O nome foi muito criativo pois significa LIVROS em inglês mas ao contrário "books".


Você pode usar o Skoob sem fazer cadastro no site, basta ter uma conta no Facebook. Nessa rede social você pode criar resenhas, comentários e opiniões pessoais sobre os livros, e tem o "poder" de fazer um diário de leitura virtual.

(clique na imagem para ampliar)

1- Nessa parte você pode colocar um aviso ou algo que você deseja ser observado pelas pessoas ao entrarem em sua página.

2- Este é o quadrinho que mostra os seus livros lidos, lendo, lendo novamente, abandono e os que você ainda quer/vai ler.

3- Ai é a sua meta de leitura do ano, você pode acompanhar qual é sua media de páginas lidas por dia e quantos livros ainda faltam para você completar sua meta.

4 - Sempre que alguém solicitar algum livro seu (mais para frente irei explicar) ou se alguém pedir para virar seu amigo esses ícones ficarão com a cor vermelha.

5- Um pouco mais para baixo você pode ver os comentários que as pessoas deixaram para você (obs: a maioria são autores ou blogueiros pedindo para que você participe de alguma promoção)

Ao clicar no ícone "Livros lidos" no quadro 2 irá aparecer uma espécie de prateleira virtual. Se você passar o mouse por um dos livros irá aparecer a opção editar. Clique nela e isso irá abrir:


1- Classificar se você já leu o livro, quer ler, abandonou... etc (para selecionar basta clicar em cima)

2- Classificar o livro de 1 a 5

3 - Existe ali 6 ícones. O primeiro você clica se gostou muito do livro, para selecioná-lo como favoritos, o segundo é se você deseja ter esse livro e trocar pelo PLUS (mais para frente irei explicar), terceiro você clica caso você queira disponibilizar o livro para troca no PLUS para alguém que marcou como desejado, o quarto é se você trocou o livro ou emprestou para alguém, o quinto você clica se tem esse livro e o último é para colocar na sua meta de leitura (igual o item 3 da primeira imagem)

4- Para melhor controle de sua leitura marque ali o dia, mês e ano que terminou de ler o livro

5 - Como eu disse anteriormente o site não é apenas de livros então caso você tenha lido um HQ ou até mesmo revistas você pode marcar ali (eu pessoalmente só coloco livros, pois se não me atrapalho com o número de páginas que já li - pois o skoob mostra isso pra você)

6 - Ai você pode colocar uma foto do livro para as pessoas que querem trocar pelo PLUS possam ver, coloque também a descrição, comentando se o livro esta amassado, se tem alguma dedicatória ou algo assim, isso é sempre muito importante. 
No PLUS você pode cobrar uma ou duas moedas pelo seu livro, eu coloco sempre que o livro esta em bom estado e é um livro cobiçado duas moedas (fica a dica).

7 - Clicando no ícone resenhas você pode escrever uma resenha contando um pouco sobre o livro e falando o que achou do livro. Essa resenha fica disponível na página do livro para qualquer pessoa que tenha interesse em ler esse livro leia. Eu mesmo antes de ler algum livro procuro olhar as resenhas para ver se é aquilo mesmo que eu estou procurando.

Enfim chegamos no tão esperado PLUS. Esse sistema foi adaptado a rede social Skoob devido milhares de pedidos e eu aderi a ele com muito medo. Para se tornar usuário plus basta clicar no ícone Azul no canto superior direito (como na primeira imagem) e clique no ícone para virar usuário PLUS AMARELO. Quando alguém solicitar um livro seu você deve postar no correio para o endereço indicado. Achei no blog Manual do Skoob um post explicando como enviar os livros:

1. Sempre envie o seu livro dentro de um saco plástico (preferencialmente dentro de um plástico bolha, que protege bem mais). Essa medida é importante porque muitas vezes os Correios não tem cuidado com os pacotes que levam, as vezes molham, rasgam, etc. Com o ato simples de enrolar o livro num plástico, esse tipo de situação é evitada. Especialmente ao enviar livros mais grossos, dê preferência pelo plástico bolha, para evitar que o livro amasse os cantos.

2. Coloque dentro de um envelope normal e deixe aberto. Muitas agências não se importam de receber os pacotes já fechados (a minha é um exemplo disso), mas é orientação dos Correios que o atendente veja o conteúdo antes (no caso do envio como Impresso). Além disso, no envio de Impresso, o envelope pode ser aberto pela ETC no meio do caminho, então é bom que o conteúdo esteja protegido.

3. Impresso: é uma modalidade de envio dos Correios que é utilizada para o envio de livros  essa tabela dos Correios. Para enviar por esta modalidade, apenas escreva "IMPRESSO" na parte da frente do envelope.
Já vimos muitas reclamações de pessoas que chegam dizendo que na agência que eles foram, disseram que o limite era de 500g. Isso é erro da agência, que deve estar tentando enviar como Carta ao invés de Impresso. Qualquer problema, informe no site dos Correios e imprima a página oficial deles ( aqui) para mostrar ao atendente as regras certas.

4. Registro Módico: é uma opção de registro que pode ser utilizada com o Impresso (esse tipo de registro serve apenas para livros). Com ela o seu pacote recebe um código de rastreamento, e o usuário para quem você enviou pode acompanhar por onde anda o livro. Ele é realmente barato, apenas R$ 1,40. Para utilizar o registro, apenas escreva na parte da frente do envelope "Registro Módico".

5. Valor Declarado: é um tipo de seguro contra extravio e danos ao que você está enviando, e só pode ser usado se o livro for com envio registrado (o Registro Módico, por exemplo). No caso do livro ser extraviado, você receberá o valor que declarou. Também é algo realmente barato se relacionado a dor de cabeça que é o extravio de um livro. Você paga 1% do valor declarado: se declarar que o livro vale 30 reais, pagará 30 centavos. Algumas agências pedem a nota fiscal do produto para que se possa declarar o valor, mas creio que sejam minoria (para valores até 100 reais).

Após enviar 2 livros você já será contemplado com PLUS AZUL podendo assim solicitar outros livros com os créditos que ganhou. Se eu tivesse visto o blog Manual do Skoob antes de começar esta postagem teria indicado vocês logo pra lá, mas então fica a dica para quem quiser aprender um pouco mais e tirar as dúvidas, nele você poderá encontrar dicas como:

- Como deixar de ser Plus?

Espero que tenham gostado, eu já pedi livros pelo Skoob e todos chegaram em ótimo estado. Se quiserem me adicionar meu perfil é http://www.skoob.com.br/usuario/457362-livreiro-maluco.

Para terminar deixo em baixo duas dicas, a primeira para você pesquisar se o livro que deseja esta disponível e a segunda para ver a reputação de qualquer usuário.

http://www.skoob.com.br/troca/disponivel/APAGUE AQUI E DIGITE O NÚMERO DO LIVRO QUE APARECE NA URL QUANDO VOCÊ CLICA NO LIVRO ESCOLHIDO/?utm_source=email&utm_medium=aviso_troca&utm_campaign=skoobplus

http://www.skoob.com.br/troca/reputacao/solicitacoes/COLOQUE_AQUI_O_NUMERO_DO_USUARIO_QUE É O NUMERO QUE APARECE NA URL, O DO MEU USUARIO É 457362 <<< APAGUE TUDO





7 comentários:

  1. Nós fizemos uma troca no Skoob pelo plus e no código de rastreio o livro já chegou ai, mas você ainda não marcou que chegou. Pq?

    ResponderExcluir
  2. Desculpa eu ja estou marcando, eu estava com uma ideia de postar como qualificar um usuario para por neste post, mas achei desnecesário.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de entrar para o skoob ainda estou perdida, estou procurando outras pessoas que ja estejam na rede para serem meus amigos porque não tenho muitos amigos com essa qualidade (gostar de ler). Aos poucos acho que aprenderei a utilizar essa ferramenta. Ficaria muito grata que me acc como amiga e dividissem comigo suas incríveis experiências literárias.!

    ResponderExcluir
  4. Sabe dizer se é possível deixar tags na resenha para uma pesquisa minha futura? ?

    ResponderExcluir
  5. Então eu posso ler qualquer livro de graça? sem ter uma conta, e sim usando o fecebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stefane, o Skoob funciona apenas como uma rede social para conhecer novos leitores, trocar livros e manter o controle de suas leituras, mas infelizmente não há a possibilidade de ler livros de graça.

      Excluir
  6. Anônimo11/02/2016

    (Lídia Souto) Nossa, obrigada. Essa foi a matéria mais completa que achei sobre as trocas no skoob. Infelizmente para ser plus azul ou você compra créditos ou pode esperar uma vida inteira até alguém te solicitar um livro seu disponível para troca. :/ Adicionei seu perfil lá. Abraço.

    ResponderExcluir